Cena Urbana: Dos astros... | por Vicente Serejo 

Cena Urbana: Dos astros... | por Vicente Serejo 

Compartilhe esse conteúdo

59e10d94bf876a01a3014788.jpg

Vicente Serejo escreve diariamente no NOVO 

Ouvidas as fontes e anotadas suas observações - percucientes para uns, outros não - eis o que se apura: disputarão o governo, e já armam seus exércitos, o governador Robinson Faria e o prefeito Carlos Eduardo Alves. Numa terceira raia, corre a senadora Fátima Bezerra, soprada não pela força de estrutura, mas pelas pesquisas, além de partidos como o Solidariedade, do deputado Kelps Lima, levando na flâmula as cores do seu sonho de convencer pela renovação de nomes, idéias e métodos.

A rigor o tabuleiro nunca esteve totalmente parado. Se antes as pedras quase não se mexiam e tudo parecia cumprir o ritmo de horas políticas quase mortas, nos últimos dias as posições sofrem mudanças muito sutis, mas reveladoras. Como o retorno do empresário Marcelo Queiroz, presidente da Fecomercio, ao PDT do prefeito, e a primeiras visibilidades do seu vice, Álvaro Dias, que assume a Prefeitura de Natal e a missão política de articular as forças do Seridó a partir de Caicó.

Se o dito é o feito, do outro lado não parece menor o movimento das legiões do governador Robinson Faria. Se o prefeito Carlos Eduardo está disposto a ousar e sair às ruas ao lado dos senadores Garibaldi Filho e José Agripino, e os filhos Walter Alves e Felipe Maia, e da candidatura da sua própria mulher, Andréa Ramalho, não é menor a ousadia de Robinson com um filho também candidato seu mandato na Câmara Federal e a sua mulher, Juliane Faria, para deputada estadual.

É bom não esquecer que esses troncos familiares profissionalizaram o exercício da política há mais de meio século e, em consequência, a manutenção longa e extensiva do poder. A chegada do governador Robinson Faria não foi mais que uma troca de guarda dentro dos escalões da própria tradição. Agora, preparam o novo combate, mas o fazem sem risco: qualquer resultado que venha a sair das novas urnas, todos estarão no Palácio Potengi, no Senado, Câmara Federal e na Assembléia.

Dir-se-ia - para usar a mesóclise tão cara a Michel Temer no apuro pelo exercício da língua culta - que a senadora Fátima Bezerra vai à luta e leva ao seu lado a hoje deputada Zenaide Maia, e um sonho: o empresário Tião Souto. Pode ser. Em futurologia não é proibido sonhar. Mas, não é o sonho de Souto que a Folha de S. Paulo nomeou como Rei do Petróleo em Mossoró. Talvez o PT não seja do seu agrado, digamos, ideológico. Como não seria do ex-deputado João Maia, um liberal.

O governador reúne a propulsão das máquinas do Executivo e Legislativo, deputado Rogério Marinho e o PSDB, o filho, o também deputado federal Fábio Faria e o deputado Rafael Mota, filho do deputado estadual Ricardo Mota. Com chance de ter nas suas hostes um quarto federal, o médico Antônio Jácome, o nome mais expressivo no eleitorado evangélico. Enquanto o prefeito tem os dois senadores e seus filhos deputados federais, e não é impossível o apoio da prefeita Rosalba Ciarlini.

"A direita se transforma no último refúgio dos canalhas"
- Reinaldo Azevedo

PALCO

GUARAPES

Ainda há esperança de salvar a verba de R$ 1 milhão de reais destinada pelo Ministério do Turismo para a restauração das ruínas do casarão dos Guarapes, em Macaíba. Ainda fica na Caixa até 2018.

LUTA

A procuradora Marjorie Madruga está na luta. Faz audiência dia 16 com a Prefeitura de Macaíba e instituições culturais para manter recurso destinado pelo então ministro do turismo, Henrique Alves.

PORTA

O ex-deputado João Maia já ouviu, de viva voz, e de quem mais poderia dizer, que tem as portas abertas do PSD do governador Robinson Faria para receber o PR de braços largos. É só João querer.

HOMENAGEM

Bené Chaves é o homenageado dos 30 anos do Festival de Cinema de Natal, placa que será entregue pelo jornalista e crítico Valério Andrade, hoje, sábado, 17h, no Armazém Gourmet, R. Potengi, 613.

SÉCULO

A Assembléia Legislativa homenageia dia 18, quarta-feira próxima, os nomes que fizeram até hoje a história de um século do Hospital Varela Santiago, desde seu criador e patrono até os dias de hoje.

QUEM

São justas as homenagens póstumas a Aluizio Alves e Silvino Lamartine, como a Dra. Maria Zélia Fernandes, Candido Varela Neto, Maria Iolanda e Paulo Xavier, seu diretor atual e timoneiro firme.

MAS

Falta um nome que teve todos os gestos na defesa do Varela Santiago: doutora Joaquina Fernandes. Sempre na retaguarda, de tão discreta, essa sertaneja tem sido defensora com a sua grande coragem.

BAZAR

Neste domingo, das 9 às 17h, tem Bazar de Ponta Negra no Espaço Bio Center. Com as oficinas de flores de pano e mosaico, além do show do percussionista Edmilsom Cardoso, da sinfônica do RN.

BRASAS

Deu em O Antagonista: o Papa Francisco preferiu não receber o presidente Michel Temer. A Igreja é sábia. Não acende o seu turíbulo com a mesma servidão dos deputados que incensam o presidente.

NOBRE

Não pensem que a tapioca não merece sua glória só porque é feita de goma de mandioca, irmã do beiju indígena, ancestral e rupestre. Agora é livro, de Morena Leite. Edição Cia. Editora Nacional.

IDIOTICE

É na VIP que o alfaiate Ricardo Almeida anuncia o plano de lançar - exclusividade no Brasil - seus novos ternos a partir de R$ 25 mil. Isto não é coisa de rico ajuizado. É já de um idiota exibicionista.

FÁLICO

Você já viu a Sabrina Parlatore fotografada por André Schiliró comendo uma banana nas páginas da nova edição VIP, onde está o ranking dos dez melhores restaurantes de S. Paulo? Não? Então veja...