Roda Viva: Voz da profecia

Roda Viva: Voz da profecia

Compartilhe esse conteúdo

59ea777cbf876a01a7059ce0.png

Profecias para a eleição de 2018

O que não tem faltado no Brasil – e muito menos no nosso Rio Grande do Norte – são profetas antecipando a tendência dos eleitores dentro de mais um ano, em razão do tsuname que atingiu a política brasileira, a partir das denúncias oriundas da Operação Lava Jato, que atingiram democraticamente todas as grandes lideranças independente de partidos políticos ou tendência ideológica.

No nosso Rio Grande do Norte, não tem sido diferente. Inclusive em matérias de profecias, todas elas indicando a substituição da grande maioria dos detentores de mandato.

Cientistas políticos e os chamados especialistas são unânimes em afirmar o surgimento de novas gerações de políticos, sobretudo aqueles que não estão ligados as grandes lideranças. O quadro político atual talvez tenha se antecipado em quatro anos com a eleição de um número expressivo de eleitos de primeiro mandato tanto na Assembléia Legislativa quanto na Câmara Federal, sem falar na vitória do Robinson Faria, que enfrentou as forças tradicionais na disputa do governo contra um sistema político que elegeu seis dos oito deputados federais, e 16 dos 24 deputados estaduais. Com um importante detalhe: os oito deputados federais eleitos disputaram a eleição cada um em legenda diferente, embora tenham sido votados em duas diferentes coligações.

Como podem ser enquadrados, na eleição do próximo ano, nomes como os de Rafael Mota, Beto Rosado, Walter Alves, Antônio Jácome e Zenaide Maia? É verdade que, quatro deles, ostentam o nome de algumas das nossas tradicionais famílias políticas. Até aqui, apareceu um único nome novo para a Câmara Federal, o presidente da Federação do Comércio, Marcelo Queiroz, que retornou ao PDT do prefeito Carlos Eduardo. Além da vereadora Natalia Bonevides, no PT.

E os outros? É preciso esperar um pouco mais. E não apenas de olho no calendário eleitoral. Muitos estão sob investigação, começando pelo próprio governador do Estado, assim como o seu adversário na campanha de 2014. Somente com a evolução da posição de cada um na Justiça é que se poderá avaliar a potencialidade deles, mesmo que nenhum tenha ainda sido condenado, como acontece com o ex-presidente de Lula, um dos raros políticos em todo o Brasil que se encontra em campanha permanente.

Como as eleições municipais, na maioria das vezes, abrem as portas para o aparecimento das novidades políticas, um dos nomes que saíram das urnas de 2016 com o perfil próximo daquele traçado por cientistas políticos e especialistas foi o do vereador Raniere Barbosa, o mais votado de Natal, sem a contaminação de ter o nome de nenhuma das tradicionais famílias políticas do RN. Além de muitos votos, Raniere mal saiu do pleito e engatou logo um novo projeto. 

Em primeiro lugar conseguiu se eleger presidente da Câmara Municipal, mesmo tendo de afrontar o prefeito Carlos Eduardo, seu correligionário do PDT. E, logo depois de consolidada a sua eleição, disparou um segundo estágio do projeto, fazendo renascer a Federação das Câmaras Municipais, tentando repetir o exitoso modelo do atual deputado Rogério Marinho, que viabilizou-se a partir dessa ferramenta. Entrou com gosto de gás, até ser abatido na decolagem pela Operação Cidade Luz, afastado da presidência da Câmara e tendo seu mandato suspenso. Depois desse acidente de percurso, a candidatura futura será mantida? A citação serve só para mostrar a dificuldade de se confirmarem profecias num quadro político tão confuso como o nosso.

Natal-Lisboa
A retomada do voo Lisboa-Natal-Lisboa está confirmada para a terça-feira, 31. A voadora portuguesa programou quatro voos semanais para esta rota (são oito para Recife). Em vez de três voos por semana, como é normal na baixa estação, a TAP volta com quatro frequências semanais. A operação havia sido suspensa dia 10 de setembro para a realização de reparos na pista principal do Aeroporto de São Gonçalo.

Pedida dos prefeitos

Os prefeitos do Estado vão se reunir, nesta segunda-feira, na sede da Fiern, com representantes da bancada federal do Estado. Os prefeitos vão apresentar suas prioridades para emendas ao Orçamento da União.

Mais seca

O meteorologista Gilmar Bistrot anuncia a presença do fenômeno “La Niña”, atuando sobre o clima do Nordeste do Brasil, pelo menos até meados de 2018. Ele acredita que essa influência pode significar a diminuição da ocorrência de chuvas no primeiro semestre do próximo ano. E pode sinalizar um sétimo ano de seca.

Efeito Marte

Qual a influência do planeta Marte no clima do semiárido nordestino? Os professores da UFRN José Dias do Nascimento Junior e Júlio Dantas de Rezende vão apresentar na noite desta segunda-feira, no auditório da Reitoria, resultado das pesquisas astrofísicas que realizam, no Seminário “Marte e o Semiárido”, da Fapern.

Nossos mecenas

Quando o governo não atendeu as demandas da cultura, o presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras, Diógenes da Cunha Lima, apelou a quatro empresários: Flávio Rocha (Riachuelo), João Claudino (Armazéns Paraíba/Pi), Marcelo Alecrim (ALE) e Pedro Alcântara Rêgo (Três Corações). Eles receberão, neste sábado, o troféu “Mecenas Potiguar”, na Academia de Letras.

Menos concorrência

O deputado Fernando Mineiro conseguiu afastar sua principal concorrente, na legenda do PT, para renovação do seu mandato de deputado estadual. A vereadora Natália Bonevides convenceu-se a disputar, no próximo ano, mandato de deputada federal.

Nossa OAB

O professor Carlos Roberto de Miranda Gomes lança, na próxima terça-feira, a segunda edição do seu livro “Traços e Perfis da OAB/Rn”, contando a história da entidade por quem a fez.

Boa política

Do senador José Agripino no programa do DEM: “Ninguém aguenta mais essa polarização que está dividindo o brasileiro e de narrativas que alimentam a discórdia. Só há uma saída para a crise: praticar a boa política”.

Mutirão da limpeza

Ciclistas, ambientalistas, atletas, corredores de rua e usuários da ciclovia Rota do Sol estão sendo convocados, neste sábado, pela Ong Baobá para realizarem um “mutirão de limpeza”, ao longo da ciclovia Rota do Sol, que se encontra com acúmulo de resíduos sólidos jogados pela população.

ZUM ZUM ZUM

  • João Daniel Vale é o novo presidente do Sindicato das Agências de Propaganda. Eleito por aclamação.
  • Nesta segunda-feira, a Prefeitura de Natal promove reunião com camelôs para tratar do reordenamento do comércio de rua do Alecrim.
  • A OAB/RN é a aniversariante do domingo. Completa 85 anos.
  • O Parque da Cidade comemora a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia a partir desta segunda-feira.
  • Completa 85 anos, neste sábado, da constituição da empresa Porto de Natal.
  • Neste domingo se festeja o Dia Internacional do Paraquedista.
  • A 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde começa, nesta segunda, no Praiamar Hotel.
  • Começa, nesta segunda-feira, a UFRN a 7ªÁlgebra de Lie e Jordan – representações e aplicações. Matemática pura.