Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Festa do Camarão
 Festa do Camarão / Foto | Pixabay

Abrasel no RN realiza 6ª Festa do Camarão

A sexta edição do evento começa na próxima quinta-feira (17) e vai até o dia 3 de novembro

Começa na próxima quinta-feira, dia 17, a 6ª edição da Festa do Camarão, promovida pela Abrasel no RN, tendo como protagonista o tradicional ingrediente – e um dos símbolos da cultura potiguar – como estrela maior do cardápio dos principais restaurantes de Natal. O evento acontece até o dia 3 de novembro nos restaurantes participantes, que criarão pratos exclusivos e inéditos.

Participam desta edição os restaurantes: A Cozinharia, Bistrô 21, Camarões do Norte, Camarões, Cascudo Bistrô, Comidinhas Brasil, Conxinchina, Divino Camarão, Kojin Restaurante Japonês, La Bresserie de La Mer, Lotus Japanese Fusion Cuisine, Mangai, Marenosso, Meu Barraco Boteco Bistrô, Nau Frutos do Mar, Only Pizza, Paçoca de Pilão, Parmeggiano’s, Piazzale Itália, Rapadura Hamburguer, Famiglia Reis Magos, Shrimp & Bull, Takami, Tábua de Carne, Tô-San Sushi, Zeh Cozinha, MassaFinna, Chopp & Camarão.

Durante os 18 dias da Festa do Camarão, os restaurantes oferecerão em suas casas pratos a preços promocionais. Já na segunda etapa, os mesmos restaurantes montam suas operações para comercializar suas criações ao preço de R$ 15,00 em menu degustação. Será montada uma grande estrutura com praça de alimentação, palco para apresentações musicais, palestras, cozinha show, estandes de artesanato local e feira de negócios.

Representatividade e cultura
Cada cidade tem uma comida que a representa, um símbolo de sua gastronomia para o restante do País, que a diferencia e enaltece. Assim como o Tutu e o Frango com Quiabo estão para Minas Gerais, o Churrasco para o Rio Grande do Sul, o Arroz de Cuxá está para o Maranhão, podemos afirmar que o camarão é a cara de Natal.

Mais que uma simples referência, comer camarão é uma tradição herdada da grande tribo tupi dos potiguares, ou potiguaras, que na língua nativa significa “comedor de camarão” (Poti = “camarão” + guar = “comedor”).

A Festa do Camarão busca a consolidação como celebração-símbolo da cidade de Natal, assim como a Chocofest em Gramado (RS), Festival Folclórico de Parintins (AM), Festa da Uva de Caxias do Sul (RS), ou até mesmo o carnaval em cidades como Salvador (BA), Recife e Olinda (PE) e Rio de Janeiro (RJ), por exemplo. Difícil desassociar essas cidades dessas festas temáticas. Esse é o propósito; fazer de Natal destino certo para turistas e apreciadores do camarão; uma data para encontros e degustação no calendário oficial de eventos da cidade.