Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Crianças
 Colônia de férias / Foto | Ranmaildo Revorêdo

Colônia de férias desenvole autonomia da criança, diz psicóloga

Programação é opção para muitos pais que não conseguem acompanhar os filhos durante as férias

O que fazer com os filhos enquanto as aulas não voltam? Para muitos pais, responder essa pergunta é um desafio, pois muitos ainda continuam suas atividades normalmente enquanto as crianças estão de férias. Segundo a psicóloga Nadja Medeiros, o período pode ser aproveitado com passatempos que unam diversão e aprendizado, como as colônias de férias. “Geralmente, esse tipo de programação reúne diversas atividades lúdicas que são atrativas para as crianças. O próprio brincar já é um grande aprendizado para os pequenos”, conta.

Ainda segundo a psicóloga, a interação com outras crianças é um ponto positivo das colônias. “Além de ser opção de lazer, as colônias de férias contribuem também com desenvolvimento da autonomia da criança, permitindo que os pequenos vivenciem experiências voltadas para a socialização, praticando a resolução de conflitos com colegas e oportunizando-as a desenvolver noções de regras no convívio social”, explica.

Em Natal, há várias opções de lazer neste sentido. A colônia de férias da Roboeduc, escola de programação e robótica, é um bom exemplo. Por lá, o conhecimento e a diversão estão de mãos dadas. “Eu brinco com meus colegas, danço, programo e monto robôs de lego. É muito legal”, diz Martin Pinheiro Cunha, de 7 anos, participante da colônia.

Brincadeiras, gincanas e oficinas. As ações da programação dessa Colônia foram idealizadas para deixar a criança dentro da realidade de brincadeiras das férias, sem perder a oportunidade aprender coisas novas. “Temos um ambiente favorável à disseminação de novos conhecimentos. Planejamos momentos nos quais o participante vai se divertir e desenvolver habilidades”, diz Eronilson Angelo da Silva, coordenador pedagógico da Colônia de Férias.

Na Roboeduc, a colônia é direcionada para crianças a partir de três anos de idade até os 14 anos. A programação acontece até o dia 18 de janeiro, sempre de segunda a sexta-feira, nos horários das 8h30 às 11h30 ou das 14h30 às 17h30. Nesta edição, há uma ação de responsabilidade social intitulada #TodosjuntosnaMissão. Por meio dela, a escola oferta um dia na Colônia de Férias em troca de 1kg de alimento não perecível, que será doado à Associação Amigos do Coração da Criança (Amico). Os vouchers estão disponíveis com digitais influencers locais, nos sites de evento Sympla e Evenbrite e nas redes sociais @roboeduc.