Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

FliQ
 FliQ / Foto | Divulgação

Cerca de 50 livros serão lançados na 9ª FLiQ esta semana

Evento será realizado na Arena das Dunas desta quinta ao domingo com mais de 100 horas de programação

Consolidado como um dos principais eventos literários do Nordeste, a Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ) chega à 9ª edição em 2019 e pretende superar o público de 25 mil visitantes ao longo dos quatro dias de intensa e variada programação. Com realização desta quinta-feira ao domingo (12 a 15/09), na Arena das Dunas, o evento terá mais de 100 horas de atividades culturais gratuitas, com palestras, debates, apresentações de cordel, oficinas, games culturais, robótica, sessões de autógrafos, concurso de cosplay, além da expectativa de lançamento de mais de 50 obras.

Somente no espaço do autor, devem ser lançados pelo menos 15 livros e quadrinhos, sem contar os estantes de editoras que também farão lançamentos durante todo o evento, observa a organização do evento. Alguns dos destaques esperados são: “Raiz”, de Manoel Cavalcante; “Agouro”, de Márcio Benjamin; “Três Buracos”, do Shiko; “O Corvo”, do Leander Moura; “Mar Menino”, do Paulo Moreira; “Hígida”, do Dr Micussientre; entre tantos outros.

Segundo explica um dos organizadores, Osni Damásio, o evento surgiu com a meta de estimular os quadrinhos, a leitura e a produção literária e tem diversificado a atuação na área cultural, registrando novas formas de potencializar a educação e a arte no Rio Grande do Norte. Ele destaca alguns dos ícones da literatura que serão destaques da 9ª FLiQ, como André Neves, que é um dos mais renomados ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil da atualidade, e Luciano Pontes, que é escritor, ator, cenógrafo e palhaço do programa Doutores da Alegria, em Recife.

Neves é formado em Relações Públicas e iniciou a carreira como ilustrador no Recife, em 1995. Tem diversos livros publicados no Brasil e no exterior, além de prêmios em reconhecimento ao seu trabalho, como o Prêmio Luiz Jardim 2001 de Melhor Livro de Imagem. Como escritor, em 2003 foi agraciado com a menção honrosa no Prêmio Jabuti e também no prêmio O SUL – Correios e Telégrafos. Já Pontes, publicou os livros “Ouvindo as conchas do mar”, “Uma história sem pé nem cabeça”, “O carrossel do tempo”, “Belizbel” e “Lua, noite e dia”.

HOMENAGENS
Ressalte-se, ainda, que a 9ª FLiQ homenageia um dos maiores nomes da cultura potiguar e também um dos principais poetas populares em atividade no país, o escritor e cordelista mossoroense Antônio Francisco. Ele é integrante da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, na cadeira 15, cujo patrono é Patativa do Assaré. A noite do sábado (14/09) será abrilhantada pela apresentação de vários poetas mirins com rimas dedicadas ao marco do cordel no RN.

VALE-LIVRO
Outra confirmação de 2019 é a utilização do Vale-Livro, através de uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação. De acordo com Osni Damásio, as obras provocam mudanças de hábitos em várias escolas do RN. “Com o incentivo, é possível repor o acervo das bibliotecas. E, assim, dar mais estrutura e acesso à educação aos estudantes das escolas públicas”, destaca o coordenador da 9ª FLiQ.

A FLiQ tem o patrocínio da Prefeitura de Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão, Arena das Dunas, Sistema Fecomércio e Senac, Colégio Ciências Aplicadas, Café Santa Clara, além do apoio do Governo do RN e UnP.