Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Passagens aéreas com alta acima da inflação nos últimos 12 meses
 Passagens aéreas com alta acima da inflação nos últimos 12 meses / Demis Roussos

IBGE: Passagens aéreas ficaram em média 35% mais caras no último ano

Nos quatro primeiros meses de 2019, no entanto, houve queda nos preços

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, aponta que os preços das passagens aéreas subiram bem acima da inflação nos últimos 12 meses. A alta média foi de 35,12% no período entre maio de 2018 e abril de 2019.

O analista de preços do IBGE, André Almeida, explica que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA de abril, registrou uma variação de 0,57% no mês, com uma variação do subitem de passagens aéreas de 5,32%. Segundo ele, nos quatro primeiros meses deste ano, houve uma queda no preço das passagens.

“Até agora, o subitem de passagem aérea acumula uma queda de 9,21% na média de preços. É comum haver em períodos de férias, de feriados prolongados, movimentos de altas, enquanto que em outros meses pode haver ou movimentos de altas ou de quedas, então a gente só capta esta variação de preços.”

O ideal é que o consumidor pesquise ao máximo e tente comprar sua passagem com maior antecedência possível, já que os preços costumam aumentar perto da data do voo.

Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor, se houver abuso na cobrança de preços de passagens que ultrapassem a média de preços anteriores ao problema da Avianca, as empresas aéreas vão ficar sujeitas a eventuais sanções.

Fonte: Agência do Rádio