Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

eSocial
 eSocial / Marcelo Camargo/Agência Brasil

Sala de Atendimento Integrado do eSocial é lançada em Natal

A plataforma vai substituir o envio de diversos documentos

Empregadores, contadores e pessoas que trabalham no setor de pessoal com dificuldade de utilizar o eSocial, Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, têm oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre o funcionamento da plataforma.

As Secretarias de Previdência e Trabalho e da Receita Federal do Brasil, do Ministério da Economia, o INSS e a Caixa, órgãos que integram o Comitê Gestor do eSocial, estão lançando nesta quarta-feira (27) a Sala de Atendimento Integrado do eSocial em Natal, projeto que visa atender a essa demanda na capital potiguar. A Sala será um evento periódico, com inscrições prévias, para sanar dúvidas sobre o uso da nova ferramenta.

A primeira sala funcionará nesta quarta-feira (27), das 9h às 11h30, no auditório da Superintendência Regional do Trabalho, localizado na Rua Fosforita, 2327-A, em Potilandia, Lagoa Nova.

Entenda o e Social

O eSocial é um projeto do Governo Federal, instituído pelo Decreto nº 8.373/2014, que vai unificar em uma única plataforma o envio de informações pelos empregadores, dentre eles os Órgãos Públicos, em relação aos seus empregados e servidores.

Com a adoção do sistema, todas as informações relacionadas ao universo do trabalho deverão ser enviadas ao governo de forma unificada. Nesse ambiente, serão informados os dados trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores, desde a sua admissão até o seu desligamento, com o registro de quaisquer movimentações.

A plataforma irá substituir o envio de diversos documentos tais como o Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP), Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), entre outros.