Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Ilka Batista
 Ilka Batista mantendo a forma e o ritmo em pleno verão / Foto | Divulgação

Manter o foco dos treinos no verão incentiva progresso ao longo do ano

Na Bodytech Tirol, em Natal, alunos e professores seguem a rotina de exercícios mesmo no veraneio

A melhor época do ano chegou trazendo mais sol, praia e mar. Mas, a estação para veranear não é aproveitada somente nas praias e passeios ao ar livre. Para os que não abrem mão de uma vida baseada em hábitos saudáveis, é a época ideal para manter o ritmo de treino adquirido no ano anterior e preparar o corpo para atividades mais intensas no ano que chegou.

Para a Ilka Batista, 56 anos, Pediatra Intensivista, que treina de segunda à sexta-feira, na academia Bodytech Tirol, em Natal, este é um dos melhores períodos do ano para treinar.

Segundo Ilka Batista, os treinos acontecem de forma mais rápida. “A academia ainda está com uma movimentação reduzida dos alunos, em sua maioria, voltando das férias. Por isso, o treino é mais rápido, não temos que esperar revezamentos nas máquinas. Além disso, podemos até treinar mais tranquilos, pois a rotina ainda está em ritmo de readaptação e temos mais tempo para nos dedicar às atividades físicas”, aponta a aluna.

De acordo com o professor Rodrigo Fernandes, para os alunos que já vem treinando, essa época do ano atua como preparação para os demais meses. “Os treinos nos dois primeiros meses do ano, geralmente, são de base, sendo mais leves e com mais repetições, preparam a musculatura, as articulações e os tendões para que ao decorrer dos meses, seja possível aumentar a intensidade dos treinos forma segura”, explica.

Outro ponto que atrai os alunos para as academias e a prática de atividades físicas no verão são os excessos cometidos nas festas de fim de ano. “No mês de dezembro, temos muitas comemorações e é comum que as pessoas passem a ingerir mais calorias do que precisam, cometendo excessos alimentares. Mas, é possível minimizar os efeitos negativos desses excessos em relação ao ganho de gordura, mantendo ou iniciando uma rotina de treinos”, destaca o professor.

Ilka conta que não se mantem nas atividades físicas somente para redimir excessos, mas porque os exercícios fazem parte de sua rotina diária, assim como dormir, se alimentar e trabalhar. “É no exercício físico que encontro energia para minha rotina pesada de plantões. A sensação pós-treino, ocasionada pela liberação de endorfinas, nos dá disposição para as outras atividades de nosso cotidiano e isso faz toda a diferença”, sinaliza.

Além disso, Ilka explica que procura conciliar os treinos com as atividades das férias, estabelecendo horários mais flexíveis. Assim, a rotina se mantém, só que de forma mais leve. “Normalmente, treino o ano inteiro, faço apenas pequenas pausas quando viajo de férias. Mas, essa época do ano é excelente para treinar, pois o verão e o sol combinam com exercícios ao ar livre, em equipe, nos parques e praias”, comenta a aluna.

Por isso, as aulas coletivas são um grande atrativo. “Alguns amigos e casais aproveitam para treinar juntos nesta época de veraneio. Quando um não está muito animado para treinar o outro convida e, assim, todo mundo mantém o foco”, explica Rodrigo.