Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Jogos Escolares da Juventude
 A ginasta Daniele Hypólito e a nadadora Joanna Maranhão estarão presentes na cerimônia de abertura / Foto | Assessoria SEEL

RN sedia etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude

A abertura oficial dos Jogos acontece hoje (12). As competições vão durar até o próximo dia 25 de novembro

O Rio Grande do Norte recebe a partir desta segunda-feira (12) a fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude. De acordo com a secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, a competição sediada em Natal será a maior, melhor e mais bela de todas as edições já realizadas pelo COB. “O Governo do Estado se empenhou para promover a maior e melhor competição do esporte escolar do Brasil aqui em Natal e também a mais bonita, pois esteremos promovendo o primeiro evento do novo Centro de Convenções, o mais bonito do país, além de movimentar o turismo da capital”, disse Tatiana na entrevista coletiva.

A abertura oficial dos JEJs acontece logo mais, às 18h, no ginásio do colégio Henrique Castriciano. O evento contará com a presença do governador Robinson Faria e do ministro do Esporte, Leandro Cruz. Na cerimônia ocorrerá o desfile das delegações dos 27 estados brasileiros e do Distrito Federal, além da delegação convidada do Japão, com 25 pessoas.

No total, 5.038 atletas nas faixas etárias – 12 a 14 e 15 a 17 anos, representando 2.153 escolas, competirão de 13 a 25 de novembro, em 14 modalidades esportivas. Estão inscritos ainda 464 árbitros, 220 voluntários, sendo 90 militares das três forças armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica –, além de dirigentes, técnicos e observadores de nove confederações esportivas.

No restaurante montado no Centro de Convenções de Ponta Negra serão servidas mais de 83 mil durante as competições. Serão utilizados 16 hotéis e mais de 36 mil diárias contratadas. Para transportar todos os envolvidos, serão utilizados 60 carros, 29 vans, 85 ônibus e nove caminhões com sete toneladas de equipamentos, movimentando o turismo e a economia da capital.

“Os benefícios para a cidade são grandes. Essa é a primeira vez que estamos organizando a competição nas duas faixas etárias, um novo desafio que traz uma redução de gastos não só para o Comitê Olímpico do Brasil como também para os estados participantes. A redução orçamentária é de cerca de 34% em relação ao ano passado. É importante lembrar, no entanto, que diminuímos o orçamento e nossa infraestrutura, mas mantivemos o nível de serviço e a quantidade de atendimentos”, disse o coordenador geral dos Jogos Escolares da Juventude, André Mattos.

A delegação do Rio Grande do Norte possui 333 integrantes (291 atletas, 36 técnicos e seis dirigentes). Serão 146 atletas masculinos e 145 femininos divididos nas duas categorias de idades – 12 a 14 e 15 a 17 anos com representantes nas 14 modalidades: basquete, futsal, handebol e vôlei, atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez e wrestling.

As primeiras disputas começam nesta terça-feira nas modalidades de ciclismo (em Macaíba), ginástica rítmica (no colégio Auxiliadora), natação (no Henrique Castriciano), vôlei de praia (no Aeroclube), tênis de mesa e xadrez (no Centro de Convenções). Os jogos serã realizados nos períodos da manhã e tarde. os embaixadores da primeira fase são as atletas olímpicas Daniele Hypólito e Joana Maranhão.