Alunos da Rede Estadual do RN em Santa Cruz participam das aulas com o portal Clickideia / Foto | Divulgação

Tecnologia presente em escolas de todo o RN

Da capital ao interior do Estado, a inclusão digital se faz presente por meio de parceria com o portal Clickideia

Já foi o tempo em que o ensino da capital era diferente das demais regiões do Estado. Com o mundo cada vez mais conectado, a educação também passou a ser online e estudantes de diversas cidades do Rio Grande do Norte começaram a ser beneficiados com a inclusão digital. Esse é o caso da pequena Laisla Lima, de oito anos. Aluna do 2º ano Escola Estadual Cosme Ferreira Marques, em Santa Cruz, localizada no Trairí Potiguar, ela já entendeu que a tecnologia pode servir muito mais do que apenas para diversão. Hoje, a ferramenta auxilia a jovem estudante a aprender de forma mais rápida. “As ferramentas de matemática foram as que mais gostei de ver no computador, pois deu para aprender muita coisa, como formas geométricas e a contar. Eu jogo, pinto, faço muita coisa. Com a tecnologia, a criança pode se desenvolver mais rápido, até na leitura”, garantiu a pequena.

O mesmo conteúdo que foi ministrado para Laisla e seus colegas em Santa Cruz, pode ser visto por outras centenas de crianças nas demais regiões do Estado e até mesmo fora dele. Isso porque, as ferramentas de ensino usadas pela estudante estão disponíveis no Portal Clickideia, que hoje está presente em 20 escolas estaduais potiguares, por meio de parceria com a Secretaria Estadual da Educação, da Cultura, Esporte e Lazer (SEEC), atingindo cerca de cinco mil alunos da rede estadual de ensino. O portal, que utiliza jogos, vídeos e conteúdos curriculares em diversos formatos de mídias digitais começou a ser trabalhado no RN em 2014 e obteve, nesse último ano, um avanço expressivo.

Carlos Sales é o gestor da instituição localizada em Santa Cruz. A escola é uma das que oferece educação em tempo Integral no Rio Grande do Norte. Lá, 273 alunos do 1º ao 9º ano, utilizam a Clickideia em todos os níveis escolares. Ele conta que a instituição passou a utilizar o Portal em 2018 e, de lá para cá, muitos ganhos foram observados. “Sabemos que a tecnologia é de suma importância para o processo do ensino e aprendizado. O Portal auxilia alunos e professores. Por sermos uma escola em Tempo Integral, os estudantes precisam sempre de atividades diferentes. Com o Clickideia, os professores têm aulas mais dinâmicas”, disse.

Capacitar professores e gestores para que se tornem aptos ao uso das ferramentas presentes no Portal é uma preocupação constante da Clickideia. Para isso, oficinas de Formação Continuada de Professores da rede pública de ensino são realizadas em todas as escolas parceiras do Portal. O objetivo é tornar ativa e eficaz a implantação da cultura digital na rotina escolar. “A formação realizada pelo Clickideia é contínua. Mensalmente acompanhamos as ações nas 20 escolas do projeto, durante as visitas realizamos as capacitações dos professores, incluindo os recursos do portal. Dessa forma, o professor fica capacitado para fazer um plano de aula usando a tecnologia e potencializa o aprendizado em sala”, explica a Formadora da Clickideia no município, Ediane Barros.

O pedagogo José Robson da Silva, responsável pela disciplina de matemática na Escola Estadual Cosme Ferreira Marques, vê o uso da tecnologia como uma ferramenta indispensável em sala. “A tecnologia só vem ajudar nossa educação. Como os alunos têm mais interesse com a tecnologia, o conteúdo é fixado de forma mais fácil. Utilizo o livro e depois o Portal com todo conteúdo, assim, faço a parte teórica e depois a prática. Hoje, por exemplo, darei aula sobre formas geométricas. Vou usar o portal para eles pintarem as formas”, contou o pedagogo.

Resultados em Números

Na manhã desta quarta-feira (4), a equipe técnica do Portal esteve reunida na sede da SEEC para apresentação dos avanços obtidos nas escolas estaduais do RN. As 20 escolas que participam do projeto melhoraram o desempenho em aproximadamente 23% nos simulados aplicados pelo portal. Os simulados são realizados no início e ao fim do ano letivo, para os alunos 5º e 9º ano. O estado potiguar anda lado a lado com o que determina a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que preza que a cultura digital é uma competência obrigatória na Educação Básica e deve fazer parte do cotidiano escolar em redes privadas e públicas de ensino, beneficiando os estudantes com acesso e uso intencional de conteúdos e ferramentas digitais.

Socorro Batista, Chefe de Gabinete da SEEC, fala sobre os avanços observados nos campos da tecnologia e informação que a Clickideia trouxe para as escolas públicas do RN, onde a parceria está acontecendo. “A plataforma tem cumprido um papel muito importante, apoiando as escolas na estruturação tecnológica e, sobretudo, proporcionando um instrumento didático, pedagógico e lúdico. O ensino ficou mais atrativo. Observo um crescimento das escolas participantes. Isso desmonstra que estamos no caminho certo”, fala.